Domingos Fossari

 


O múltiplo artista Domingos Fossari desempenhava as funções de caricaturista, desenhista, chargista, pintor e aquarelista.



Nascido na cidade de Itaqui (RS) em 25 de novembro de 1914, sempre teve pendor para o desenho. Tanto que seus cadernos escolares eram ilustrados com desenhos que impressionavam professores e colegas de escola. 

Fez curso de desenho por correspondência na escola Zier, de Buenos Aires e lá estudou desenho clássico por dois anos, período em que foi aluno de renomados mestres.


Trabalhou em Porto Alegre como desenhista de publicidade, enquanto recebia orientações da difícil técnica do bico-de-pena do notável artista suiço Vicente Perlasca. Em 1942, ingressou no serviço público estadual do RS, como desenhista da Secretaria de Agricultura. Mais tarde, passou a trabalhar no Serviço Nacional da Malária - SNM, em Porto Alegre.


Desenhou a maior obra científica em botânica de SC, catalogando espécies de bromélias da Mata Atlântica, de autoria do pesquisador Raulino Reitz, contendo mais de 120 ilustrações, em aquarela sobre bico-de-pena.


Em Brusque,  onde casou com Irene Maria Belli Fossari, realizou importante exposição de caricaturas durante os festejos do centenário, em 1960. Esta aqui ao lado é a caricatura do historiador Ayres Gevaerd.

 Horst Schlosser.

 Retrato do Dr. Carlos Moritz.
 Roland Renaux.
 Cyro Gevaerd.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Adauto Celso Sambaquy

Imortais da Academia de Letras do Brasil - Seccional Brusque - Cadeira 9 - Talita Garcia

Ed Carlos